segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A Importância do DRT ( Registro Profissional

Assim como o médico faz o seu registro profissional no CREMERS para poder exercer a medicina, o advogado tem que ter o número de inscrição na OAB, e muitas outras categoriais necessitam de registros para atuarem profissionalmente, os Artistas também devem possuir um número de registro. Este número é o que demonstra para a sociedade que o Artista está apto, legalmente, para exercer a profissão.

Além disto, a Lei que regulamenta a profissão também faz esta exigência:

O exercício da profissão de ARTISTA requer prévio registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho, ou seja, não pode exercer a profissão de artista sem ter o registro Profissional.

O que popularmente se conhece como DRT, nada mais é, que o Artista com Atestado capacitação do sindicato, é encaminhado para Delegacia Regional do Trabalho Para registrar na carteira de Trabalho sua profissão de artista.

É errado dizer: “quero (ou tenho) DRT!”, pois na verdade você quer (ou tem) um registro profissional.

Ter um DRT, como é dito no meio artístico, significa que o profissional está registrado na Delegacia Regional do Trabalho.

Por que preciso do DRT ou sendo mais preciso, do Registro Profissional?

Existe uma Lei 6.533 criada em 1978, que regulamenta as profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões, e diz que para artistas e técnicos serem contratados como profissionais para trabalhar em TV, cinema, teatro, publicidade, shows de variedades e dublagem é necessário ter o registro profissional emitido por uma DRT.

.Modelo e Manequim precisa ter Registro Profissional?

Desde o ano de 1986, o Ministério do Trabalho enquadrou a profissão Modelos e Manequins na categoria de Artistas e Técnicos em Espetáculos, ou seja, pela lei não há diferença entre ATORES e MODELOS, todos se encaixam na mesma categoria profissional (artista).


Categoria de artista, conforme regulamentado pelo decreto nº 82.385, de 05 de outubro de 1978 – no quadro anexo de funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário